2009-03-07

git-fu II



Estou usando o plugin do NetBeans para desenvolver extensões em Java para o OpenOffice.org.

Isso faz parte de um plano lá do trabalho de substituir as (antigamente eram quase 3000) licenças de MSOffice97 pelo software livre. Essa substituição já está na fase final, faltando matar somente as (300?) licenças do Office nos locais onde sistemas da Casa utilizam a automação COM para gerar documentos. Onde o trabalho era mais simples, a migração já foi feita, mas a Casa possui um sistema de GED/Workflow que é construído em cima do Word. :-(

A idéia é construir extensões para o BrOffice (a versão abrasileirada do OOo), em java, que façam o trabalho que hoje está sendo feito por diversas macros VBA.

O bom é que o plugin do NetBeans gera todo o arcabouço de arquivos XML e outras javalices que são necessárias para existir uma extensão do OOo.

O mau é que algumas coisas não são "redondinhas"; um exemplo é quando eu tento selecionar uma imagem para um botão de barra de ferramentas, se eu simplesmente colocar o caminho completo para a imagem no diálogo "open", ele me ignora. A gente tem que ir até o diretório onde a imagem está, e selecionar com o mouse o arquivo. Yuck.

O feio é que o plugin do NetBeans não deixa editar o tal XML (Addons.xcu) graficamente, depois que você criou o projeto da extensão... se você quiser mais um botão, ou mudar alguma coisa na barra de ferramentas/menu da extensão você pode (1) editar na mon o Addons.xcu ou você pode (2) começar outro projeto do zero, para "transplantar" o xemelê que ele vai gerar. Duplo Yuck.

Notícia interessaante é que o plugin git para NetBeans funciona direitinho. Notícia um pouco menos interessante é que ele também não tem git push/git pull por default; por outro lado, como o qgit, dá pra colocar no menu "actions"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário