2009-03-02

Uma resposta sobre sexo em Galactica

um cara, falando sobre sexo, numa lista sobre Battlestar Galactica:

Sim... mas qualquer "novelinha de quinta categoria" (as globais são bons/maus exemplos!) podem mostrar isso.... ou não??
Essa putaria toda em FC.... em detrimento de tudo de bom que FC pode nos trazer..... isso eu não entendo mesmo!
Questionamentos se viados podem casar com viados, putas podem ser selebridades, cornos se tornarem comandantes e essa "massa de escrotas convivências"..... bla, bla, bla... nós estamos assistindo todos os dias na TV.... será que até a FC tem que nos "mostrar mais disso"????
Imagino crianças assistindo e "achando normal" isso!
E o _Sonho_, onde ficou???????

Minha resposta (e sim, em pelo menos um ponto eu forcei a barra, e tem um erro gramatical/semântico grave no antepenúltimo parágrafo):
Não só a sua linguagem está para lá de inapropriada, como eu prefiro expor meus filhos a toda a atividade (homo- e hetero-) sexual e afetiva da atual BSG do que aos termos que você está utilizando.
Primeira coisa: homoafetividade e homoerotismo são coisas absolutamente normais e naturais.
Segunda coisa: a sexualidade é uma coisa absolutamente normal e natural na vida de todos os seres humanos.
Então, crianças que estiverem assistindo devem mais é achar normal isso mesmo, não há nada de antimoral na sexualidade, nem na afetividade. São as pessoas que "não acham isso normal" que avacalham um monte de coisas em nome de uma religiosidade grotesca e anacrônica. Exemplo básico: a favor do casamento gay -> Stephen Hawking + Einstein; contra -> Osama bin Laden + George W. Bush.
Terceira coisa: a FC "nos mostrar mais disso"? Na minha opinião, a FC serve é para expor a humanidade da humanidade, tentar colocar metas para o comportamento normal dos seres humanos sob as cirunstâncias históricas e tecnológicas que estão por vir, seja nos dizendo como nos comportar melhor (Trek) ou como não nos comportar (1984). Não dá para expor a humanidade da humanidade, em uma época onde a censura arbitrária vem caindo cada vez mais (e ainda bem!!!), sem falar de sexo, de ciúmes, de traições, de tabus.

O Sonho? O meu Sonho é ter sempre um canal aberto de comunicação com meus filhos, onde assuntos que seriam tabu no passado sejam corriqueiros -- e isso não impede que existam moral e valores. Meu Sonho é ver histórias que contem como pessoas ordinárias se comportam sob as mais extraordinárias circunstâncias e, como as mentiras dos anos 50 e das casinhas de cerquinha branca já cairam por terra, que mostre que alguns aguentam as pontas (até certo ponto), outros caem nas drogas, outros perdem a bússola moral e impõem sua vontade à força, outros tiram proveito dos mais fracos ou mais bobos; alguns, a pretexto de manterem o passo e segurarem as pontas, cometem grandes atrocidades. Se você não percebeu, eu falei do Adama, do Tigh, dos filhos de Áries, do Baltar. E da presidente (ou do Gaeta).

O bonito da FC não são só navezinhas indo pra lá e para cá, e heróis de camisa rasgada salvando a mocinha, dando uns beijinhos e caindo fora no final do episódio. Coisas legais que a FC trazem -- além de idéias tecnológicas -- são idéias de como lidar do jeito certo (mesmo quando a FC mostra o jeito errado) com as mudanças que o tempo traz para nossas vidas.

O seu post, abaixo, além de trazer uma linguagem que eu -- pessoalmente, outras pessoas podem ter outras opiniões aqui na lista -- julgo inapropriada para uma discussão calma e civilizada dos assuntos em tela, ou mesmo se esses assuntos cabem (como eu acho) ou não (como é a sua opinião) no contexto de uma série como BSG.

Eu acho, ainda, que se você está tão descontente com esse "estado de coisas" na série, ninguém te obriga a assistir.

Por outro lado, eu estou extremamente contente com a série. Achei o penúltimo episódio meio forçado, mas o último teve um ritmo muito legal, um "plot twist" que eu não esperava (até ouvi a presidente dizer "eu avisei" num determinado momento), e acho que o bicho vai pegar nos próximos episódios no bom sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário