2009-03-17

Volta às aulas

Voltar à sala de aula depois de tantos anos (*) foi diferente, e um pouco assustador. Pra começar, a questão da idade: parece que eu estou numa faixa muito diferente de "lugar na vida" que meus colegas. Nas apresentações, eu ouvia "desenvolvedor há mais de dez anos", e lembrava que há dez anos atrás eu achava, inclusive, que a minha vida de desenvolvedor já tinha terminado, graças a algumas curvas muuuito erradas que eu já tomei. Afinal de contas, meu primeiro trabalho (ganhando $$$) (em Turbo Pascal) foi em 1987. E o Lucas vai fazer dez anos! Até o professor me pareceu novinho.

Fiquei me sentindo como o Julius Baltar: "sai do meu gramado, menino!" Mas, por outro lado, fico pensando se a energia dos colegas não vai me contagiar, me fazer sair do lugar; fiquei pensando na produção acadêmica que os trabalhos da pós vão exigir, coisas que eu estou começando a fazer esse ano que eu não tinha animado ainda, muito embora tivesse muita vontade. Este blog inclusive.

Lente et semper. Ou algo assim. ;-)


(*) a última vez que eu frequentei uma sala de aula foi o cursinho preparatório para o concurso da Receita Federal -- lá pra 93 ou 94, durante uns dois anos.

Update: mentira; lembrei que fiz seis meses de espanhol no CCAA no ano em que eu me casei (1997) e mais tantos meses de espanhol na Espanha, dentro da Meta4, empresa na qual eu trabalhava (1998) -- mas nesta última, era "mesa-redonda" na mesa de reunião com meus colegas, por isso não sei se conta :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário